Translate

terça-feira, 15 de outubro de 2019

Contos Gregos: "O Pomo da Discórdia"

"O Julgamento de Páris", obra de arte por Henrique Simonet (óleo sobre tela - 1904)

"Havia no Olimpo uma deusa, tão má e amiga de transtornar tudo, que por esta razão lhe chamavam Discórdia. Indignado, Júpiter, rei dos deuses, expulsou-a de seu reino; e a deusa sentiu com isso tal indignação que resolveu vingar-se.

Aconteceu, pois, que durante uma reunião realizada na terra e à qual assistiram todas as deusas, exceto a Discórdia, atirou esta para a assembléia uma maçã de ouro, na qual se viam gravadas estas palavras: 'Para a mais formosa'. Discórdia sabia muito bem que, fazendo isto, despertaria ferozes rivalidades entre as suas companheiras; e assim foi, pois não tardou muito que cada uma se proclamasse a mais formosa e, por conseguinte, merecedora do prêmio.

Depois de grande discussão, Juno, Minerva e Vênus foram declaradas as mais formosas; mas como o prêmio era só um, houve tal receio de ofender estas três extraordinárias belezas, que ficou por decidir a qual das três se daria o pomo de ouro.

Então combinou-se que um jovem pastor, chamado Páris, fizesse a eleição. Solicitas, as três deusas ofereceram a Páris preciosas dons. Juno deu-lhe um reino; Minerva prometeu-lhe a vitória numa grande batalha; e Vênus ofereceu-lhe por esposa a mais bela mulher do mundo.

Por fim, Páris indicou Vênus como sendo a mais formosa. Muitos dizem que foi por causa do famoso cinturão da deusa, ao qual se atribuía a virtude de comunicar graça e beleza a quem o trouxesse consigo. Outros afirmam que Páris escolheu Vênus por ela lhe ter prometido a esposa mais bela do mundo inteiro.

Era Páris filhos dos reis de Troia, os quais se tinham desfeito dele quando era menino e mais tarde o haviam feito vir ao seu palácio. O jovem nunca pode esquecer a promessa de Vênus, e quando chegou a ser um valoroso guerreiro e ouviu falar da grande beleza de Helena, disse consigo mesmo: 'É essa a mulher que Vênus me prometeu'.

Reuniu, pois, os seus navios e homens e partiu para o país onde Helena vivia. Ali a encontrou e, raptando-a, levou-a para Troia.

Menelau, o esposo de Helena, foi a Troia com todos os seus principais guerreiros em busca de Helena; e houve entre os homens de Páris e de Menelau uma terrível guerra que durou muitos anos. Nesta guerra foi Páris finalmente morto, e Menelau regressou, com Helena, a Esparta."
____
Fonte: "Thesouro da Juventude", volume 17, página 5490 (O Livro dos Contos) - Imagem: Por Enrique Simonet - Webpage Image, Domínio público, Hiperligação

Nenhum comentário:

Postar um comentário