“A vida, no que tem de melhor, é um processo que flui, que se altera e onde nada está paralisado”
“Estarei vivendo de uma maneira que é profundamente satisfatória para mim e que me expressa verdadeiramente?” Esta talvez seja a pergunta mais importante para o indivíduo criativo”
“Sob a perspectiva da politica, poder e controle, a terapia centrada-na-pessoa baseia-se em uma premissa que a princípio pareceu arriscada e incerta: uma visão do homem como sendo, em essência, um organismo digno de confiança”
“Não podemos mudar, não podemos nos afastar do que somos, enquanto não aceitarmos profundamente o que somos”
“Ser empático é ver o mundo com os olhos do outro e não ver o nosso mundo refletido nos olhos dele”
“Todo individuo existe num mundo de experiências em constante mutação, do qual ele é o centro”
“A única coisa que se aprende e realmente faz diferença no comportamento da pessoa que aprende, é a descoberta de si mesma”
“Minha confiança é no processo pelo qual a verdade é descoberta, alcançada e aproximada. Não é uma confiança na verdade já conhecida e formulada”
“Na realidade, é a pessoa que nega os seus sentimentos e as suas reações que procura tratamento. Essa pessoa tentou durante muitos anos modificar-se, mas encontrou-se fixada em comportamentos que lhe desagradam. Foi apenas ao tornar-se mais o que é, que pôde ser mais o que em si mesma negara e encarar assim qualquer mudança”
“O melhor ângulo para a compreensão do comportamento humano é a partir do quadro de referências internas da própria pessoa. Quando isto é feito, os comportamentos estranhos e sem sentido são vistos como sendo parte de uma atividade significativa e dirigida para um objetivo”
Carl Rogers (1902/1987), foi um Psicólogo americano atuante na terceira força da psicologia e desenvolvedor da Abordagem Centrada na Pessoa. Ficou famoso por desenvolver um método psicoterapêutico centrado no próprio paciente. O terapeuta tem que desenvolver uma relação de confiança com o paciente para poder fazer com que ele encontre sozinho sua própria cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário