Crítica e reflexão sobre o filme "Nise - o Coração da Loucura", escrita por Philippe Bandeira de Mello, discípulo e amigo pessoal da saudosa Dra. Nise Da Silveira, renomada médica psiquiatra brasileira, aluna de Carl Jung:
"Acabo de assistir novamente uma parte, o final do filme "Nise o Coração da Loucura", com desempenho impecável de Glória Pires e especial elenco. É muito emocionante relembrar a histórica trajetória de nossa grande amiga e mestra em sua épica batalha para sensibilizar psiquiatras arrogantes, sobre os ocultos e incomensuráveis valores encerrados nos loucos e nos animais.
Me vi chegar às lágrimas ao recordar minha amiga e mestra em seu sofrimento compassivo, lutando por aqueles que não tinham vez nem voz. Vi muitas pessoas que tive a oportunidade de conhecer: Fernando Diniz, Adelina, Carlos Pertuis, Mario Pedrosa, Martha Pires, e muitos outros. Foi muito tocante, primeiramente as fortes cenas dos assassinatos de animais, e suas devastadoras consequências afetivas que ela e seus amigos, frequentadores do Engenho de Dentro, tiveram de enfrentar, em sacrifício no altar da ignorância humana, daqueles que se acham superiores aos outros, quer sejam loucos ou animais, não tendo de fato sobre estes qualquer superioridade a não ser a da força.
O final, onde ela aparece ao vivo, quando recordei-me de sua fala, baixinha, fala de gata, mas mui poderosa e incisiva, sua sutileza leve e fina, mas cortante como lâmina de obsidiana, a rasgar as arrogâncias e preconceitos humanos, terminando em um sorriso que rasga as eternidades dos cósmicos e arquetípicos dramas humanos, perguntei-me, afinal, por que as pessoas só alcançam seu valor junto à sociedade, após sua morte, quando já nada mais podemos fazer para aproveitá-las mais um pouco?" Philippe Bandeira de Mello
Nenhum comentário:
Postar um comentário