sábado, 23 de agosto de 2025

Leminski vai ganhar estátua na pedreira

Curitiba celebra os 81 anos de Leminski com escultura na Pedreira

Por Ronald Stresser | Curitiba

 
Escultura em bronze de Paulo Leminski, no Parque Jaime Lerner (Pedreira Paulo Leminski), Curitiba
Neste domingo, data em que Paulo Leminski completaria 81 anos, tem a inauguração da escultura em bronze do poeta e escritor dentro do Parque Jaime Lerner. Curitiba, 21/08/2025. Foto: Cido Marques/FCC

Neste domingo (24/8), Curitiba vai parar por alguns instantes para reverenciar um de seus maiores filhos. A cidade inaugura, no Parque Jaime Lerner, a escultura de Paulo Leminski (1944–1989) — poeta, escritor, músico e eterno curitibano que, se vivo estivesse, completaria 81 anos.

Às 11h30, na recém-criada Rua da Música, o prefeito Eduardo Pimentel entrega oficialmente o monumento à população. Em suas palavras:

“Leminski já é eterno e a escultura é uma homenagem da cidade a um dos mais ilustres curitibanos, que levou o nome de Curitiba para o Brasil inteiro”, destacou o prefeito Eduardo Pimentel.

Mais do que uma inauguração, será um encontro de gerações que aprenderam a enxergar a vida através da síntese poética de Leminski. O evento é aberto ao público e uma ótima oportunidade para conhecer a Rua da Música e o Memorial Paulo Leminski, onde a escultura será instalada. A peça recebeu os últimos acabamentos no Ateliê de Esculturas do Memorial Paranista, onde foi criada e desenvolvida.

Um poeta de bronze, entre o bar e o violão

A escultura moldada em bronze, assinada pelo artista Rafael Sartori, retrata Leminski sentado em um banco de bar, com um violão ao lado — símbolo de sua forte ligação com a música. No instrumento, estão gravados pequenos trechos de seus poemas, reforçando a identidade multifacetada do escritor.

Para chegar à expressão desejada, a obra foi criada a partir da fusão de diversas imagens enviadas pela família, garantindo uma representação autêntica do poeta curitibano — como se ele estivesse à espera do próximo papo, do próximo verso, do próximo acorde.

Poesia que ocupa a cidade

Instalada no coração do Parque Jaime Lerner, área da Pedreira Paulo Leminski — palco dos maiores shows e festivais de Curitiba —, a escultura ganha contorno de rito coletivo. A recém-batizada Rua da Música se consolida como ponto de convergência cultural e afeto cívico.

Para marcar a inauguração, haverá um pocket do show Cabaré Haikai, peça de teatro e música com canções de Leminski. Durante o evento, artistas convidados vão declamar poesias do autor, selecionadas pela família.

A celebração também aquece o Festival Paulo Leminski, que acontece no próximo sábado (30/8), na Pedreira, reunindo arte, música e literatura.

Quem foi Paulo Leminski

Nascido em Curitiba, Paulo Leminski é autor de obras marcantes como Catatau e a coletânea de poemas Distraídos venceremos. Sua poesia é reconhecida pela síntese e pela fusão de referências eruditas e populares — do haicai japonês à MPB. Também deixou legado na música, com composições gravadas por Caetano Veloso, Gilberto Gil, Ney Matogrosso, entre outros.


Serviço — Inauguração da escultura de Paulo Leminski

  • Data: 24/8
  • Horário: 11h30
  • Local: Parque Jaime Lerner (Pedreira Paulo Leminski) — Rua João Gava, 970, Curitiba

📌 Com informações da Fundação Cultural de Curitiba (FCC) e conteúdo fornecido à reportagem. Crédito da foto: Cido Marques/FCC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.