Inter 2: Prefeitura de Curitiba anuncia mudanças no traçado, preservação de árvores e criação de novo parque linear
O futuro do Novo Inter 2, na Avenida Arthur Bernardes, passou por uma reavaliação significativa. É mais uma novela cutitibana que chega em seu capítulo final. Com episódios que mostraram até ecoativistas urbanos deitando-se na frente de veículos e máquinas a serviço da prefeitura. Pessoas se acorrentado a árvores, protestos e manifestações de ativistas e cidadãos preocupados com o corte de árvores, todos podem voltar a dormir tranquilos.
Na sexta-feira passada, dia 7, a Prefeitura de Curitiba apresentou alterações no projeto do novo Inter 2. A readequação mostra vários benefícios para a região. O projeto é resultado da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente (SMMA), Ippuc e Secretaria de Obras Públicas (Smop).
O principal objetivo dos eajustes é garantir a melhoria da mobilidade urbana sem a necessidade do corte de árvores. A estação do Inter 2 continua no local planejado, mas com adaptações arquitetônicas que vão diminuir a impermeabilização do solo, melhorando a absorção da agua da chuva. Algumas árvores que seriam cortadas serão transplantadas.
Parque Linear e soluções ambientais inovadoras
O chamado "Eixo de Animação" será transformado num Parque Linear. A prefeitura decidiu que ao invés da instalação dos equipamentos de lazer convencionais, a área vai ganhar jardins de infiltração, para ajudar na permeabilidade do solo, acabando assim com as enchentes na região. As mudanças devem garantir a preservação ambiental e também criar um espaço mais agradável para uso da população.
Além disso, a mudança no traçado da avenida resultou numa redução de 50% na taxa de impermeabilização do solo, que deverá ser compensada em dobro com os novos jardins e vegetação específica.
Para o prefeito, a reavaliação do projeto demonstra o compromisso de sua gestão com a sustentabilidade e diálogo com a população. "Conversamos muito com vereadores e a comunidade. Com os ajustes, conseguimos preservar um número maior de árvores e melhorar a permeabilidade do solo, garantindo que a cidade continue avançando de forma sustentável", afirmou Eduardo Pimentel.
A divulgação da imagens do novo projeto trouxe um alívio para muitos moradores da região, que temiam a perda de áreas verde. Com a manutenção e revitalização da infraestrutura existente, somada à integração do transporte coletivo com novas linhas e faixas exclusivas, Curitiba reforça seu compromisso com a mobilidade urbana sustentável.
Estações-tubo começam a ser revitalizadas hoje
Enquanto as mudanças no Inter 2 buscam equilibrar mobilidade e sustentabilidade, outra frente de melhorias no transporte coletivo de Curitiba começa a ganhar forma nesta segunda-feira (10). A Urbanização de Curitiba (Urbs) deu início a um novo pacote de revitalização das icônicas estações-tubo da cidade. O projeto prevê melhorias estruturais em 69 unidades até outubro de 2025, com um investimento inicial de R$ 891,6 mil.
As primeiras a passarem pela reforma são as estações Osternack e Centro Médico, ambas no sentido Sítio Cercado, no Bairro Novo. As intervenções incluem a troca da estrutura metálica, do piso naval e das borrachas do revestimento, além da realocação da catraca para facilitar a acessibilidade. Durante as obras, a estação Centro Médico será desativada totalmente entre os dias 10 e 22 de março, com alternativas já previstas para os passageiros.
“Estamos retomando os investimentos em melhorias nos equipamentos do transporte coletivo, ampliando a segurança, a eficiência e a acessibilidade para o passageiro”, destaca Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs. O cronograma segue até julho com outras estações entrando na lista, como a Vila São Pedro e a Bento Viana.
Com essas mudanças, Curitiba reafirma sua tradição de inovação no transporte público, garantindo que as estruturas acompanhem as necessidades da população e os desafios urbanos contemporâneos.
Ronald Stresser, de Curitiba.
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