quinta-feira, 20 de fevereiro de 2025

Paraná e ONU-Habitat: parceria para cidades sustentáveis

Paraná e ONU firmam parceria histórica para cidades sustentáveis

Por Ronald Stresser, com informações do Governo do Estado do Paraná

 
Anacláudia Rossbach e Keli Guimarães exibem o acordo a - ONU-Habitat Brasil- 
 

Por anos, o crescimento urbano desordenado tem sido um desafio latente para as cidades brasileiras, entretanto o Paraná inicia um novo capítulo nessa história. A recente parceria firmada entre o Governo do Estado e a ONU-Habitat promrte não ser apenas msis um documento assinado e sim um compromisso com o futuro, um passo corajoso rumo a cidades mais humanas, inclusivas e resilientes.

No dia 10 de fevereiro, Keli Guimarães, superintendente de Desenvolvimento Econômico e Social do Paraná, e Anacláudia Rossbach, diretora-executiva do ONU-Habitat, se reuniram em Brasília para formalizar a parceria. Mais do que um simples acordo do Paraná com a ONU. O compromisso é uma carta de intenções que promete levar planejamento urbano, tecnologia e boas práticas - em linha com a Agenda 2030 da ONU - para os 399 municípios do Estado. O objetivo é claro: transformar a vida das pessoas e mitigar o impacto do desenvolvimento humano no meio ambiente.

O escopo da parceria está na construção conjunta de soluções inovadoras. Estudos aprofundados, capacitações especializadas e projetos de modernização serão desenvolvidos para enfrentar os desafios urbanos. E o que isso significa para os cidadãos? Significa cidades mais bem planejadas, acessíveis e preparadas para o futuro.

Keli Guimarães celebra esse avanço, destacando o impacto positivo para os paranaenses. "Essa parceria fortalece as políticas urbanas do Estado e dá suporte para que possamos criar cidades melhores para todos. Trabalhamos para que cada pessoa, independentemente de onde viva, tenha acesso a um ambiente urbano mais organizado, eficiente e humano", afirmou.

Para Anacláudia Rossbach, do ONU-Habitat, a iniciativa do Paraná é inspiradora. "Esse acordo é uma demonstração concreta de compromisso com a sustentabilidade e o bem-estar das pessoas. A troca de experiências e a capacitação dos gestores municipais são fundamentais para impulsionar a qualidade de vida nas cidades", disse.

Essa parceria não é apenas um avanço burocrático. É um movimento que carrega um significado profundo: pensar as cidades para as pessoas, garantindo que crescimento urbano e qualidade de vida caminhem lado a lado. O Paraná está mostrando que é possível construir um futuro em que a urbanização seja sinônimo de bem-estar e não de desigualdade. O futuro começa agora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.