segunda-feira, 2 de setembro de 2024

Palavra Livre - 02/09/2024

  • Palavra Livre, por: Zé Beto Maciel, Gustavo Aquino, Maria Tereza Vasquez, Rafael Fontes e Ronald Stresser

 
 

Xau Musk

"Suspender uma rede sociawl é o de menos. Já aconteceu em outros países, é muito ruim para quem gosta do X, mas há outras. O problema é que Musk preferiu transformar o antigo twitter numa terra sem lei, onde podem, por exemplo, acontecer ameaças de morte, ou apologia de ódios a grupos de pessoas, sem que haja qualquer tipo de moderação por parte da plataforma. Musk respeita leis em outros países, mas as desrespeita no Brasil. Sem representantes, sem moderação, sem respeito a ordens judiciais" - de Pedro Cardoso em resposta a Miriam Leitão.

 

Na torcida

Na torcida para a eleição dos 11  deputados candidatos a prefeito e vice estão os suplentes Pedro Paulo Bazana (PSD), Reichembach (PSD), Professor Marquinhos (PSD), Alex Canziani (PSD), Nelson Justus (UB), Dr. Batista (UB), Jairo Tamura (PL), Romulo Quintino (PL), Michele Caputo (PSDB), Lucio de Marchi (PP), Marcos Vieira (PDT), Dr. Leônidas (CD), Homero Marchese (Republicanos) e Professora Josete (PT).

 

Na disputa

Tiago Amaral (PSD) para prefeito de Londrina; Ney Leprevost (UB), Curitiba; Marcel Micheletto (PL), em Assis Chateaubriand; Mabel Canto (PSDB), em Ponta Grossa; Maria Victória (PP), em Curitiba; Goura (PDT), a vice-prefeito em Curitiba; Douglas Fabrício (CD), em Campo Mourão; Marcelo Rangel (PSD), em Ponta Grossa; Tercílio Turini (MDB), em Londrina; Márcio Pacheco (Republicanos) em Cascavel; e Dr. Antenor (PT), em Guarapuava.

 

Na suplência

Bazana e Nelson Justus assumiram os mandatos no lugar de Márcio Nunes (Turismo) e Mauro Moraes (Trabalho). Em Londrina, a eleição de Tiago Amaral compromete o suplente de Tercílio Turini. O mesmo acontece em Ponta Grossa com Mabel Canto e Marcelo Rangel; e em Curitiba, com Leprevost, Maria Victória e Goura.

 

Torcida II

Na Câmara dos Deputados, a torcida está com os suplentes Claudio Palozi (PSB), Newton Bonin (UB), Pastor Carlos Eduardo (Republicanos) e Lenir Assis (PT). Eles são suplentes de Luciano Ducci (PSB) - candidato a prefeito em Curitiba, Geraldo Menezes (UB), em São José dos Pinhais; Diego Garcia (Republicanos), em Londrina; e Aliel Machado (PV), em Ponta Grossa. Bonin assumiu a suplência de Garcia, que se licenciou para a disputa em Londrina.

 

Quem será?

"A única coisa que temos em comum é o 44: meu número na urna eletrônica e o número de processos que ele responde ou já foi condenado na Justiça", de Zé Elias (UB) em resposta aos ataques que recebeu de outro candidato a prefeito no debate do GDia.

 

La pregunta

Porto Meira fica em Três Lagoas?, perguntou um assessor de comunicação de um candidato a prefeito ao motorista que presta serviços na campanha eleitoral. Em tempo: Porto Meira ao sul e Três Lagoas ao Nordeste.

 

Repercussão

Foi considerada aquém do esperado, a repercussão da visita do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em apoio ao General Silva e Luna (PL). A expectativa agora é o uso das imagens, falações e cortes do discurso nos programas eleitorais. Outro problema: candidatos a vereador de outros partidos que não da coligação do general (PL, PSD, Republicanos, Novo, PRD e SD) posaram e gravaram com Bolsonaro e estão usando as imagens e as gravações em profusão nas redes sociais.

 

Cruz e espada

Um causídico está entre a cruz e a espada. Segue sua predileção pessoal e amizade de anos ou a promoção esperada no serviço público. A pressão sobre ele vai de jantar em casa de apoiador a avisos do alto escalão. Não está fácil.

 

Coincidentes?

O juiz eleitoral  Antônio Acir Hrycyna acatou o pedido do Ministério Público e indeferiu nesta sexta-feira, 30,  a candidatura de Marcelo Rangel (PSD) à prefeitura de Ponta Grossa. O candidato foi impugnado porque “está com as contas reprovadas no período em que foi prefeito”. Rangel pode recorrer da decisão, continuar a campanha e ter o nome incluído na urna enquanto aguarda decisão final da Justiça Eleitoral.

 

Principal ativo

A ambientalista Nathalie Husson disse que até agora não identificou nas propostas dos candidatos a prefeito sobre o principal ativo de Foz do Iguaçu: o meio ambiente. "As pessoas procuram e querem morar nas cidades com qualidade de vida, perto da natureza, com os rios e matas protegidas. Essa é a conversão da matriz econômica que pouco se fala nas propostas e nos debates", disse.

 

CUT na área

A CUT lançou plataforma com 13 pontos em defesa dos trabalhadores as eleições municipais: geração de emprego, renda e oportunidades de trabalho; moradias em ambientes seguros e transição justa; diálogo, negociação e respeito aos sindicatos de servidores e servidoras; chega de privatizações e terceirizações; mais segurança e menos violência; transporte público de qualidade e a baixo custo; cultura, esporte e lazer; saúde e saneamento básico; água limpa, alimentos saudáveis e meio ambiente; educação de qualidade e requalificação profissional; democracia e participação popular; solidariedade, igualdade de oportunidade e justiça social; e limpeza, coleta e tratamento adequado do lixo.

 

Pão e água

Na campanha de uma coligação em Foz do Iguaçu, o candidato a vereador que defendeu outra candidatura do que não a  escolhida para vice, está sendo tratado a pão e água.

 

Obras

O prefeito Chico Brasileiro (PSD) entregou as obras da ponte na rua Guaraqueçaba, na região da AKLP. "Esta obra facilitou o deslocamento das pessoas na região norte, e o trabalho não para, em breve estaremos construindo novas pontes, duplicando e fazendo o prolongamento de importantes avenidas de Foz do Iguaçu", disse. Chico Brasileiro também vistoriou as obras de drenagem na Avenida Irio Manganelli em Três Lagoas. "Após a drenagem, um novo asfalto será colocado, transformando a Irio Manganelli em uma avenida importante para a região".

 

Boca no Trombone

O jornalista Mário Milani coordena no sábado, 7, uma tribuna livre (Boca no Trombone) a partir das 11h na Boca Maldita de Curitiba. "Será um espaço aberto para todos os candidatos e pessoas interessadas em debater os problemas e as potencialidades de Curitiba", disse.

 

Na Faixa

O candidato Airton José (PSB) acompanhou neste domingo, 1º de setembro, a campanha dos estudantes de turismo da Unioeste que estão divulgando os atrativos turísticos que são gratuitos aos moradores de Foz do Iguaçu. Na lista estão o Marco das Três Fronteiras, os passeios à usina Itaipu e ao refúgio Bela Vista e o Templo Budista. Outros atrativos, como o Parque Nacional do Iguaçu, Parque das Aves e Museu de Cera tem promoções para os moradores da cidade e região.

 

No samba

Beijar e abraçar crianças são coisas do passado nas campanhas eleitorais. Em Curitiba, o candidato Ney Leprevost (UB) caiu no samba ao acompanhar uma passista no ensaio da escola Mocidade Azul no Fazendinha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.