Translate

quarta-feira, 12 de outubro de 2022

Adherbal Stresser, pioneiro da imprensa independente no Paraná

O jornalismo independente, comprometido com os valores do campo democrata e progressista, está promovendo uma verdadeira revolução das comunicações em nosso país, e é importante reconhecer que todos temos um ancestral em comum. Sou neto do pioneiro da imprensa livre no estado do Paraná, o estimado jornalista Adherbal Gaertner Stresser.

Em 1929, meu querido avô, com apenas 21 anos de idade, publicou duas edições de seu primeiro jornal, o "Vanguarda", veículo corajoso que denunciou uma dinastia de plutocratas tiranos que, naquela época, dominavam o estado do Paraná sem qualquer oposição da imprensa subserviente.

Essas publicações foram o primeiro libelo a revelar as até então ocultas ligações entre as famílias tradicionais que governavam o Paraná no início do século passado. Adherbal não era um jornalista amador, já havia trabalhado na sucursal do "Estado de São Paulo" no Rio de Janeiro, antes de retornar a Curitiba em 1929, convidado para trabalhar no jornal "Diário da Tarde".

Em 1930, ele deixou a redação do "Diário da Tarde" para se tornar editor-chefe da "Gazeta do Povo", cargo que deixou voluntariamente em 1932 para fundar seu próprio jornal diário, o "Correio do Paraná".

A biografia desse homem, que até hoje é considerado o maior nome da imprensa paranaense, é verdadeiramente um norte para ser seguido por qualquer jornalista da atualidade e uma grande fonte de inspiração para mim. Sou a quarta geração consecutiva de jornalistas da família Stresser, bisneto do Augusto Stresser, que iniciou essa tradição na família, seguido por meu avô Adherbal, pelo meu pai, Ronald, profissão que hoje também exerço convicto de que não há poder maior do que o da verdade.

Adherbal é descrito por historiadores e seus colegas de redação como um homem combativo e notável. Além de sua carreira no jornalismo ele foi deputado estadual (cassado pelo golpe de 1937) e ocupou cargos governamentais de extrema confiança do grande estadista Bento Munhoz da Rocha Netto, por quem sempre nutriu grande estia e admiração. Adherbal também foi diretor-presidente da sucursal dos Diários Associados nos estados do Paraná e Santa Catarina, sócio majoritário e diretor-presidente do jornal "Diário do Paraná" e das emissoras de televisão "TV Paraná Canal 6" em Curitiba e "TV Coroados Canal 3" em Londrina. Além disso, foi professor catedrático do curso de jornalismo na UFPR e na PUC Paraná, para os quais ministrou a aula magna.

Ao retornar do Rio de Janeiro, meu avô constatou que pouco ou nada havia mudado em nosso estado. Como um verdadeiro democrata e progressista, ele fundou corajosamente o jornal "Vanguarda" e revelou quem eram os "donos do poder" no Estado do Paraná, que na época era governado pelo clã do Affonso de Camargo, que foi presidente do estado (1916-1920) e governador (1928-1930). O "Vanguarda", sob a direção de Adherbal Stresser, é a semente do jornalismo combativo, livre e independente em nosso amado estado do Paraná. 

Jornalista: 0012713/PR




















Nenhum comentário:

Postar um comentário