Translate

terça-feira, 18 de setembro de 2018

As aves ajudam no reflorestamento?




O processo de nucleação: Uma árvore é plantada por sementes na titica da ave, então nasce uma árvore que atrai mais pássaros que semeiam, de forma sustentável, as árvores seguintes.
O processo de nucleação: Uma árvore é plantada por sementes
na titica da ave, então nasce uma árvore que atrai mais pássaros
que semeiam, de forma sustentável, as árvores seguintes.
Ajudam e muito! Tanto as aves quanto outros animais (como morcegos) ajudam no processo de reflorestamento: elas transportam o pólem e sementes para outras localidades da floresta e deixam que a natureza faça o resto. Porém é um processo demorado. Se o Homem não interferir na propagação das espécies vegetais e animais, pode-se dizer que em alguns anos haverá uma nova floresta e com novas biodiversidades de animais e vegetais.

Como funciona?

De uma maneira geral, quando as aves se alimentam de frutos ela saem distribuindo as sementes por uma área bem grande com a mistura de fertilizante natural que é o próprio esterco do animal, a titica do passarinho. 

No caso da erva mate - por exemplo - as aves tem um papel ainda mais importante, pois elas comem a sementinha da erva e o seu estômago tem uma substância que ajuda na fertilização desta semente, sem contar ainda com o esterco como adubo natural.

Com o pinheiro do Paraná (Araucária) a gralha-azul come a castanha do pinhão, quando satisfeita ela esconde mais alguns pinhões, enterrando-os para comer depois. Acontece que ela acaba esquecendo onde enterrou alguns dos pinhões que guardou para comer depois e a muda nasce.

Ou seja, as aves tem papel fundamental na manutenção da biodiversidade nas florestas, fazendo seu reflorestamento de forma natural.

Nucleação

O nome assusta um pouco, mas é uma técnica de reflorestamento simples e relativamente barata. Não se baseia só no plantio de árvores, mas também na ideia de contar com os pássaros, um ajudante fundamental para o sucesso do empreendimento.

O processo consiste em induzir um determinado ecossistema a reagir e se recompor. Isso acontece através da geração de pequenos núcleos que passam a gerar conectividade entre si e se expandir. 


A nucleação pode se dar, por exemplo, pela implantação de poleiros e abrigos que atraiam pássaros e morcegos para uma determinada região. Os animais vão acabar deixando sementes e possibilitar que árvores passem a nascer sozinhas e não por plantação.

Outra técnica é buscar pequenos blocos de terra em áreas não degradadas e implantá-los em áreas degradadas. Junto com os blocos de terra, os locais que necessitam de recuperação recebem minhocas, microorganismos, larvas de insetos e sementes, que passam a se irradiar pelos espaços abertos. As técnicas de nucleação são consideradas mais baratas e ecologicamente mais eficientes, tendo mais sustentabilidade.

Curtiu? Então cuide muito bem das árvores e dos pássaros, eles são essenciais para nossos ecosistemas. Nã permita desmatamento ou corte de ilegal de árvores. Proteja também a vida silvestre cuidando dos pássaros, pois as aves desempenham importantes funções nos ecossistemas e contribuem ativamente para o equilíbrio ambiental. 

Conclusão

As aves, relembrando, interagem com a vegetação, nos processos de polinização e dispersão de inúmeras plantas. Muitas espécies de aves se alimentam de invertebrados, neste sentido, atuam controlando populações de insetos e outros pequenos animais, que poderiam tornar-se muito abundantes e de alguma forma desequilibrar o ambiente. 

Além disso, sua presença torna o ambiente mais agradável para o ser humano, pois tanto adultos quanto crianças geralmente consideram prazeroso, e sente-se bem ao observar as aves, principalmente devido a grande variedade de cores que estas possuem e aos sons que produzem, que agradam olhos e ouvidos.
____
Fonte: *com informações de CMB, IPEVS, UFPR, UFSC e Yahoo Respostas - Imagem: SAMAE - Ibiporã (Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário