Translate

sexta-feira, 10 de agosto de 2018

E você, amiguinho, gosta de ciência?




por Luc Anderssen
via Facebook (reprodução)

OI AMIGUINHO! TUDO BEM? Você já ouviu falar de um tio chamado Michael Faraday? Pois é, esse tio fazia umas experiências super loucas e as demonstrava para o público em Londres, lá pelo século 19. 

Esse tio não manjava muito de matemática, era mais um experimentalista, mas usou seu conhecimento adquirido para a descoberta de uma porrada de coisas.

Conta-se até uma história - e não se sabe se é verdadeira - de que a rainha da época, a Tia Vitória, havia lhe perguntado sobre qual seria a utilidade de todas aquelas tranqueiras que ele tinha inventado.
O tio Faraday teria respondido: "Para que serve um bebê?"

Existe uma outra versão, que é a minha favorita, que é essa:

"Utilidade? Haverá um dia que isso será tão útil que você vai nos cobrar impostos por isso!"

E uma das coisas malucas que o tio Faraday fazia, era demonstrar os efeitos de algo chamado ELETRICIDADE. E, AMIGUINHO, caso você não saiba, naquela época era tudo na base da lamparina e da fogueira. Mas hoje, VOCÊ, AMIGUINHO, não parece se importar muito mesmo, né?

Depois do seu banhozinho tomado, seu celular carregado, a TV passando sua série favorita e seu microondas estourando aquela pipoca fedida de chulé Doritos, você tá é mesmo "cagando pra ciência"!!!

Mas amiguinho, já que chegou até aqui, você já ouviu falar de um outro tio, chamado Paul Dirac?
Esse tio foi um físico teórico lá do século 20. Ele teve as manhas de descrever uma equação que combinava a Mecânica Quântica, teoria sobre o funcionamento das partículas mais fundamentais da Natureza, e a Relatividade Especial, aquela mesma do tio Einstein, da equação E=mc², para descrever o comportamento do elétron.

Resumindo, o tio Dirac descobriu, teoricamente, algo chamado antimatéria.

Anos mais tarde, outros tios acabaram descobrindo, através de experimentos atrás de experimentos (custando BASTANTE dinheiro), a tal da bichana!!! Mas hoje, VOCÊ, AMIGUINHO, quando seu oncologista estiver desconfiado de que algo está atrofiando seu pequeno cérebro de paçoca, tipo, UM CÂNCER, muito provavelmente ele te receitará uma guia para fazer um exame CARO PRA CARAIO, que é algo chamado PET SCAN.

Não, AMIGUINHO, não é um scanner feito com garrafa PET. PET significa, em inglês, Tomografia por Emissão de Pósitrons. Tá confuso, AMIGUINHO? Pois então, o pósitron é a antimatéria do elétron, essa mesma que os tios descobriram tanto matematicamente quanto experimentalmente, e gastando uma caralha de grana.

Mas VOCÊ, AMIGUINHO, "TÁ CAGANDO PRA CIÊNCIA"!!! Chegou até aqui, AMIGUINHO?? AGORA AGUENTA ATÉ O FINAL!!!

Sabe quando finalmente descobriram o Bóson de Higgs em 2012? Sabe quando finalmente detectaram as Ondas Gravitacionais em 2017?

Exatamente as mesmas perguntas foram feitas: Pra que serve? Qual a utilidade? Pra que gastar tanto?

Mas VOCÊ, AMIGUINHO, não levará esse conhecimento aos seus filhos, e estes aos seus netos, para que lá na frente, quando você e eu não existirmos mais, eles possam finalmente descobrir alguma utilidade prática para melhorar ainda mais suas próprias vidas e as vidas de milhões mais, do que hoje é meramente "pura descoberta".

Pois é AMIGUINHO, sua visão de curto prazo, aliada a sua vontade imensa de utilizar-se da Ciência para negá-la, será o seu ingresso grátis de volta para as cavernas, de onde nunca deveria ter saído. Porque VOCÊ, AMIGUINHO, TÁ CAGANDO PRA CIÊNCIA...

Nenhum comentário:

Postar um comentário