Translate

terça-feira, 10 de julho de 2018

A Estátua da Liberdade



A cabeça da Estátua da Liberdade - cujo nome oficial
é "A Liberdade Iluminando o Mundo" - exposta na
Exposição Universal de Paris de 1878.
(Léon & Lévy/Roger-Viollet)

A estátua de cobre, projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, que se baseou no Colosso de Rodes para edificá-la, foi construída por Gustave Eiffel e dedicada em 28 de outubro de 1886. Foi um presente dado aos Estados Unidos pelo povo da França, como uma lembrança do apoio intelectual dado pelos americanos aos franceses na sua revolução, em 1789...

A estátua é de uma figura feminina vestida que representa Libertas, deusa romana, que carrega uma tocha e um tabula ansata (uma tabuleta que evoca uma lei) sobre a qual está inscrita a data da Declaração da Independência dos Estados Unidos, 4 de julho de 1776. 

Uma corrente quebrada encontra-se a sob pés. A estátua é um ícone da liberdade e dos Estados Unidos, além de ser um símbolo de boas-vindas aos imigrantes que chegam do exterior.

A estátua foi montada em solo francês e ficou pronta em 1884, sendo então desmontada e enviada para os Estados Unidos em navios, para ser remontada em seu lugar definitivo. A construção do pedestal que serve como base do monumento ficou a cargo dos norte-americanos. Em 28 de outubro de 1886, milhares de pessoas acompanharam a cerimônia de inauguração do monumento.

A cidade de Paris também possui três monumentos semelhantes a Estátua da Liberdade, que foram utilizados como modelos para a construção da estátua doada aos Estados Unidos. O maior deles fica na extremidade da Île des Cygnes, na altura da Ponte de Grenelle e está voltada para oeste, em direção à estátua original em Nova Iorque. 

A identidade dos norte-americanos com a estátua tornou-se tamanha que a população, carinhosamente, a apelidou de "Miss Liberty" (Senhorita Liberdade).
____
Fonte: Com informações editadas a partir de Wikipédia - Imagem: Foto de Léon & Lévy/Roger-Viollet (1878)

Nenhum comentário:

Postar um comentário