Cientistas identificam pássaros em processo de evolução para gerar nova espécie - Uma população de pássaros foi descoberta no Arquipélago de Galápagos, no oceano Pacífico, em processo de evolução para gerar uma nova espécie. É a primeira vez que pesquisadores conseguem acompanhar um acontecimento como esse em campo.

Os pássaros analisados pertencem ao grupo conhecido como tentilhões de Darwin - aves que ajudaram o naturalista inglês Charles Darwin a desenvolver a teoria da seleção natural, apresentada na obra A Origem das Espécies, de 1859.
A pesquisa, publicada na revista científica Science, foi conduzida por cientistas da Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, e da Universidade de Uppsala, na Suécia.
Em 1981, os pesquisadores notaram a chegada de um macho à ilha. Ele pertencia a uma espécie não nativa, e era maior que os pássaros que viviam no local. Os professores Rosemary e Peter Grant, da Universidade de Princeton, perceberam que essa ave reproduziu com uma fêmea de uma das espécies locais, de porte médio, dando início a uma nova linhagem fértil.
Quase 40 anos depois, a prole do acasalamento ainda está sendo observada - ela chega a cerca de 30 pássaros. "É um caso extremo de algo que começamos a perceber de forma mais geral ao longo dos anos. A evolução, em geral, pode acontecer muito rapidamente", disse o professor Roger Butlin, especialista no tema, e que não está envolvido no estudo. Leia mais...
Cientistas identificam pássaros em processo de evolução para gerar nova espécie https://t.co/DCkHbck92R pic.twitter.com/2BbZTuetu5— BBC Brasil (@bbcbrasil) 27 de novembro de 2017
Recomendado para você
Nenhum comentário:
Postar um comentário