Frente fria se afasta, mas semana promete frio intenso e geada em Curitiba e no Paraná
Sulpost | 28/07/2025 – 15h19O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil neste domingo (27) mudou o cenário climático no Paraná. Após semanas de tempo seco em várias regiões, a chuva voltou — e veio acompanhada de rajadas de vento fortes e sensação de frio. Cidades do Norte e Noroeste, que estavam há mais de um mês sem registrar precipitações, finalmente tiveram alívio.
Ventos fortes e chuva marcam a virada no tempo
As regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do Paraná foram as mais atingidas pelas chuvas, com acumulados próximos de 50 mm. Já os ventos passaram dos 60 km/h em áreas como o Centro, Norte e Noroeste. Na Região Metropolitana de Curitiba, os ventos se intensificaram até às últimas horas de domingo:
- Fazenda Rio Grande: 56,2 km/h
- Lapa: 58,0 km/h
- Cerro Azul: 55,8 km/h
- Curitiba: 49,3 km/h
Além disso, rajadas ultrapassaram os 90 km/h no extremo Noroeste, perto da divisa com São Paulo.
Segunda-feira (28): nebulosidade, chuvas isoladas e ventania no Paraná
Com o afastamento do eixo da frente fria para o Sudeste do país, o Paraná segue sob céu encoberto e com possibilidade de chuvas ocasionais em todas as regiões. O risco de tempestades é considerado baixo, mas o tempo segue instável.
A presença de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul intensifica os ventos no estado, com rajadas moderadas a fortes — especialmente no Sul, Campos Gerais, Leste e na capital.
As temperaturas não devem subir muito agora à tarde. A combinação de vento e umidade reforça a sensação de frio, que tende a se intensificar com a chegada de uma massa de ar polar ao longo da noite.
Curitiba: frio ganha força, com mínima de 3ºC e risco de geada
A semana promete ser gelada na capital. A partir de terça-feira (29), a massa de ar polar ganha força e derruba as temperaturas. Confira a previsão detalhada para Curitiba:
🔹 Segunda-feira (28): máxima: 20ºC
- Tempo: nublado, com chance de chuva
- À noite: entrada de ar polar e queda na temperatura
🔹 Terça-feira (29): mínima: 3ºC
- Máxima: 16ºC
- Céu parcialmente nublado e sensação de frio mais acentuada
🔹 Quarta-feira (30): mínima: 2ºC, com risco de geada
- Máxima: 15ºC
- Manhã extremamente fria; tarde continua fria mesmo com sol
🔹 Quinta-feira (31): mínima: 5ºC
- Máxima: 19ºC
- Geada isolada, especialmente em bairros afastados da capital
🔹 Sexta-feira (1º) e sábado (2)
- O frio perde força: mínimas entre 7ºC e 10ºC, máximas em elevação
- Tempo firme, com 22ºC na sexta e até 25ºC no sábado
Nas madrugadas de quarta (30) e quinta (31), há risco de temperaturas negativas nos Campos Gerais, Centro-Sul e Sudoeste do estado. As mínimas podem ficar abaixo de 0ºC nessas regiões, com geada forte em áreas de vegetação e pastagem.
Até o Norte do Paraná, onde normalmente o clima é mais ameno, deve registrar geada fraca e frio fora do comum para a região.
⚠️ Alerta aos agricultores e criadores: redobrar os cuidados com plantações e animais é essencial durante as próximas madrugadas, quando as temperaturas devem atingir os níveis mais baixos do inverno.
📍Com informações do SIMEPAR, Climatempo e CPTEC/INPE


Nenhum comentário:
Postar um comentário