domingo, 11 de agosto de 2024

Céu de Curitiba Promete Espetáculo com a Chuva de Meteoros Perseidas

Curitiba Terá a Melhor Visibilidade para a Chuva de Meteoros Perseidas, que Alcança seu Pico entre 11 e 13 de Agosto

 

Chuva de meteoros das Perseidas de 2016 - NASA/Bill Ingalls

 

O mês de agosto reserva um espetáculo celeste imperdível para os entusiastas da astronomia. A tão aguardada chuva de meteoros Perseidas, visível desde o dia 17 de julho, alcançará seu pico entre as noites deste domingo, 11 de agosto, e terça-feira, 13 de agosto. Curitiba surge como o melhor local do Brasil para acompanhar esse fenômeno, graças a uma área de alta pressão atmosférica que domina a região Sul, de acordo com a ferramenta meteorológica Meteum.

Além da capital paranaense, outras cidades como Porto Alegre e Campo Grande também terão boas condições para observar a chuva de meteoros, embora com menor visibilidade. O recomendado para aproveitar ao máximo o espetáculo é escolher locais altos e afastados das luzes urbanas, preferencialmente após o anoitecer.

Ainda que historicamente as chuvas de meteoros de agosto sejam mais visíveis na região Nordeste, o Observatório Nacional (ON) garante que o fenômeno será perceptível em outras regiões do país, ainda que com menor intensidade. 

As Perseidas, uma das chuvas de meteoros mais intensas do ano, podem ser observadas anualmente de meados de julho até o final de agosto. Apesar de a Lua estar 50% iluminada durante o pico este ano, os meteoros poderão ser vistos a partir da meia-noite até o amanhecer.

As Perseidas, popularmente conhecidas como "estrelas cadentes", são pequenos fragmentos de rochas espaciais que entram na atmosfera terrestre. Ao atingirem altas velocidades, esses fragmentos se aquecem e vaporizam, deixando rastros luminosos no céu.

Prepare-se para aproveitar este incrível fenômeno natural e não perca a chance de observar as Perseidas neste mês de agosto!

Ronald Stresser

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.