sábado, 9 de dezembro de 2017

Tradições natalinas ao redor do mundo




A palavra natal do português já foi nātālis no latim, derivada do verbo nāscor que tem sentido de nascer. De nātālis do latim, evoluíram também natale do italiano, noël do francês, nadal do catalão, natal do castelhano, sendo que a palavra natal do castelhano foi progressivamente substituída por navidad, como nome do dia religioso. 

Já a palavra Christmas, do inglês, evoluiu de Christes maesse ('Christ's mass') que quer dizer missa de Cristo.

Natal ou Dia de Natal é um feriado e festival religioso cristão comemorado anualmente em 25 de dezembro (nos países eslavos e ortodoxos cujos calendários eram baseados no calendário juliano, o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro). 

A data é o centro das festas de fim de ano e da temporada de férias, sendo, no cristianismo, o marco inicial do Ciclo do Natal, que dura doze dias.

Originalmente destinada a celebrar o nascimento anual do Deus Sol no solstício de inverno (natalis invicti Solis), a festividade foi ressignificada pela Igreja Católica no século III para estimular a conversão dos povos pagãos sob o domínio do Império Romano e então passou a comemorar o nascimento de Jesus de Nazaré.¹

As tradições envolvidas na comemoração do Natal são muito antigas e foram se renovando no decorrer dos séculos. Durante esse tempo algumas culturas acabaram marcando suas festividades natalinas com aspectos regionais. 

Conheça algumas das tradições natalinas ao redor do mundo:

Tradições de natal na Suécia

- Nos países escandinavos o Natal tem seu início em 13 de Dezembro, data em que se comemora o dia de Santa Luzia. Nas festividades desse dia existem tradições natalinas muito peculiares como uma procissão em que as pessoas carregam tochas acesas. De resto, as tradições de Natal suecas são muito parecidas com as do resto do ocidente. 

Tradições de Natal na Finlândia

- Na Finlândia há a estranha tradição natalina de freqüentar saunas na véspera de Natal. Outra tradição natalina na Finlândia é visitar cemitérios para homenagear os entes falecidos.


Tradições de Natal na Rússia

- Na Rússia o Natal é comemorado no dia 7 de janeiro,13 dias depois do Natal ocidental. Uma curiosidade é que, durante o regime comunista, as Árvores de Natal foram banidas da Rússia e substituídas por árvores de ano novo. Segundo a tradição natalina dos russos, a ceia deve ter muito mel, grãos e frutas, mas nenhuma carne.

Tradições de Natal no Japão

- No Japão, onde só 1% da população é cristã, o Natal ganhou força graças à influência americana, depois da segunda guerra. Por questões econômicas, os japoneses foram receptivos com algumas tradições, como a ceia de Natal, o pinheirinho e os presentes de Natal.

Tradições de Natal na Austrália

- Na Austrália o Natal é usado para lembrar as raízes britânicas do país. Tal como na Inglaterra, a ceia de Natal inclui o tradicional peru e os presentes de Natal são dados na manhã do dia 25. Uma curiosidade: devido ao calor alguns australianos comemoram o Natal na praia.

Tradições de Natal no Iraque

- Para os poucos cristãos residentes no Iraque a principal tradição natalina é uma leitura da bíblia feita em família. Há também o “toque da paz”, que segundo a tradição natalina do Iraque, é uma benção que as pessoas recebem de um padre.

Tradições de Natal na África do Sul

- O Natal na África do Sul acontece durante o verão, quando as temperaturas podem passar dos 30 graus. Devido ao calor, a ceia de Natal acontece em uma mesa colocada no jardim ou no quintal. Tal como na maioria dos países, tradições como Árvores de Natal e presentes de Natal são quase obrigatórias.

Tradições de Natal na Inglaterra

- Na Inglaterra as tradições natalinas são levadas muito à sério. Não é à toa, já que o país comemora o Natal há mais de 1000 anos. Presentes de Natal,  pinheirinhos decorados e músicas natalinas são mais comuns na Inglaterra que em qualquer outro país do mundo.

Fonte: 1- Wikipedia / Internet / Várias fontes / Autoria desconhecida

Recomendado para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.