-
Imersão turística
A Secretaria do Turismo e do Viaje Paraná vai participar de 20 a 25 de outubro do 3º Integra BWT, evento de capacitação e imersão turística, em Foz do Iguaçu. O encontro vai apresentar os potenciais turísticos do município para cerca de 150 profissionais do setor, vindos de diversas regiões do Brasil, sempre com foco na qualificação e promoção dos destinos dentro dos pacotes de agências de viagens.
Imersão turística II
O Integra BWT foi criado em 2022 como uma iniciativa bianual, mas o sucesso da edição realizada no início de 2024, em Curitiba, impulsionou uma nova edição ainda este ano. Na última edição, os atrativos turísticos da Capital, Litoral e Campos Gerais foram apresentados para mais de 100 agentes de viagens.
Imunização
A Secretaria de Estado de Saúde do Paraná (Sesa) emitiu um alerta para a baixa procura por vacinas no estado. Dos 20 imunizantes ofertados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), só um, a Vacina Meningo C, atingiu a meta de cobertura em 2024. O Programa Nacional de Imunizações (PNI) determina 90% de cobertura para BCG e Rotavírus e 95% para as demais.
Serviços
No dia 15 deste mês foi realizada a primeira reunião da Comissão Tripartite de Rodovia Concedida – Lote 1 das rodovias concessionadas no Paraná. Este grupo é composto por representantes de usuários, entidades do setor produtivo, a ANTT e pela Concessionária Via Araucária. A Comissão responsabiliza-se pelo acompanhamento das condições de prestação dos serviços. Na próxima reunião, sem data divulgada, a aprovação do regimento interno será um dos pontos mais relevantes da pauta.
“Bets”
A Coordenação Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná, o Procon, informou que não acionou as plataformas de apostas online, conhecidas como “bets”, para ressarcir os consumidores que tinham crédito nos seus sistemas. O órgão informou que, na verdade, “irá notificar as plataformas após o recebimento e análise das reclamações formalizadas pelos consumidores”.
Fórum de economia
O Paraná vai passar a contar com o Fórum Paranaense de Economia Circular (Fopec) para auxiliar o setor produtivo na transição para um sistema de produção e de consumo que reutilize, reaproveite, repare, recondicione e recicle materiais e produtos. A deputada Maria Victória é autora da lei que estabeleceu a política de incentivos à Economia Circular no Paraná e solicitou por requerimento a criação do Fórum.
Top Open
Finalista dentre as dez corporações que mais inovam com startups no país na categoria Saneamento, Gestão de Resíduos e Infraestrutura, a Sanepar foi destaque e recebeu o troféu Top Open Corps 2024. A Sanepar obteve a sexta melhor posição na 9ª Edição do Ranking 100 Open Startups. Em sua 9ª Edição, o 100 Open Startups atingiu a marca de mais de 7 mil corporações e 13 mil startups participantes, tornando-se o maior Ranking Corporativo da América Latina.
Concurso público
Encerra na segunda-feira, 21 de outubro, o prazo para inscrições no Concurso Público da Sanepar 2024, que se destina a preencher 102 vagas e à formação de cadastro de reserva. Os editais para as vagas e para o cadastro de reserva estão disponíveis no site do Instituto Assessoria em Organização de Concursos Públicos (AOCP). Os candidatos têm até as 18 horas de segunda para fazer a inscrição e até as 23h59 do mesmo dia pagar o boleto.
Capacitação
A Escola de Saúde Pública do Paraná (ESPP) lançou nesta semana um curso online para qualificação de equipes técnicas que realizam exames de mamografia. A “Capacitação de equipes técnicas que realizam exames de mamografia”, com 40 horas de duração, está disponível na plataforma EaD da Escola de Saúde, e é voltada para profissionais que operam os mamógrafos de todo o Estado.
Portos
A movimentação nos Portos de Paranaguá e Antonina cresceu 8,6% (4.135.227 toneladas) de janeiro a setembro deste ano, em relação ao mesmo período de 2023. Os números foram impulsionados pela exportação de grãos de soja, o açúcar também teve grande influência.
Pix: novas regras
A partir de 1º de novembro, o Pix terá regras mais rígidas para garantir a segurança das transações e impedir fraudes. Transferências de mais de R$ 200 só poderão ser feitas de um telefone ou de um computador previamente cadastrados pelo cliente da instituição financeira, com limite diário de R$ 1 mil para dispositivos não cadastrados. Além dessa novidade, as instituições financeiras terão de melhorar as tecnologias de segurança.
Coluna publicada simultaneamente em 20 jornais e portais associados. Saiba mais em www.adipr.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário