Translate

segunda-feira, 23 de agosto de 2021

DESPROGRAME-SE: 'Concentração, é mesmo o ‘X’ da questão?'

O TDAH pode ser uma coisa positiva? Eu também sou portador desse transtorno, desde minha infância, tenho todos os sintomas do 'Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade'. Já passei, desde pequeno por várias psicólogas e psiquiatras... Minha vida foi se tornando menos difícil a medida que aceitei os efeitos do tal 'transtorno' e comecei a vê-los por outro ângulo ...

Em meu livro 'DESPROGRAME-SE' — que nomeio como um 'coquetel literário' — na verdade é um exemplo materializado, típico, de como uma pessoa com o chamado 'déficit de atenção', ligado à 'hiperatividade', pode acabar transformando o que muito consideram um problema, em solução.

O livro começa com poemas, passa por frases e reflexões  como as do trecho abaixo —, toca até na religião do futuro e termina com uma crítica ao atual sistema de consumo insustentável, estabelecido mundialmente e abre os olhos das pessoas quanto ao padrões, desse consumo insustentável, que é fomentado pelas mídias de massa para fazer com que você compre, mais e mais, coisas que na verdade nem está precisando.

Talvez, ter a capacidade de lidar com vários temas distintos, ao mesmo tempo — sem focar apenas em uma coisa de cada vez, mas em várias — não seja um problema e sim uma vantagem!

Leia o trecho do texto, que está disponível na íntegra em meu livro, e tire suas as suas próprias conclusões ...


Gratidão / Ronald Sanson Stresser Junior


"... Não há ninguém melhor ou pior, não há senhores ou escravos na Nova Ordem, que claramente já anuncia o seu advento para as próximas décadas.  Para o uso pleno e assertivo das novas tecnologias, pelo indivíduo, a capacidade de concentração se torna cada vez mais relevante. Entretanto, tal qual os suportes de acesso à rede, também devemos ser multitarefa, ter a capacidade de nos concentrar em diversas atividades ao mesmo tempo.  Estamos todos usando cada vez mais o dedo polegar e o indicador para alternar janelas, usando a função ALT + TAB, trabalhando com várias janelas e aplicativos abertos ao mesmo tempo. Talvez seja por esse motivo que a natureza se adiantou à tarefa e presenciamos o nascimento de cada vez mais pessoas dotadas de hiperatividade.  Existem estudos que relacionam a hiperatividade com o sucesso online. Se há 10 anos crianças hiperativas eram consideradas problemáticas, rotuladas como portadoras de ‘déficit de atenção’, pois não conseguem focar em apenas uma tarefa ao mesmo tempo, hoje se sabe que elas têm melhor desempenho na internet e na lida com as tecnologias da informação.  Não vejo vantagem em mergulhar na primeira página de um livro e continuar imerso nele até o fim, se podemos ler vários livros ao mesmo tempo, dessa forma o conteúdo de uma leitura acaba interagindo no cérebro com o outra, uma completa a outra. A pessoa dotada de hiperatividade consegue fazer isso com facilidade, devorando e digerindo conteúdo como quem se alimenta com um prato colorido por diversos tipos de alimento diferentes.  Os hiperativos conseguem ler temas e conteúdos diferentes, e até divergentes, ao mesmo tempo, alimentando-se de uma forma virtuosa de toda informação que suas mentes necessitam para estar bem nutridas do saber.  Ler assiduamente, dois, três ou até quatro livros, ao mesmo tempo, inclusive pode ajudar as pessoas a evitar cair na hoje tão comentada ‘ressaca literária’, evitando o desinteresse, a estafa e a própria dificuldade de concentração, ao focarmos a mente em apenas um tema, ou uma tarefa por vez..."  Fonte: 'DESPROGRAME-SE' poemas, frases e pensamentos para libertar a sua mente - por Ronald Sanson - 'Concentração, é mesmo o ‘X’ da questão?': páginas 111, 112 e 113

"... Não há ninguém melhor ou pior, não há senhores ou escravos na Nova Ordem, que claramente já anuncia o seu advento para as próximas décadas.

Para o uso pleno e assertivo das novas tecnologias, pelo indivíduo, a capacidade de concentração se torna cada vez mais relevante. Entretanto, tal qual os suportes de acesso à rede, também devemos ser multitarefa, ter a capacidade de nos concentrar em diversas atividades ao mesmo tempo.

Estamos todos usando cada vez mais o dedo polegar e o indicador para alternar janelas, usando a função ALT + TAB, trabalhando com várias janelas e aplicativos abertos ao mesmo tempo. Talvez seja por esse motivo que a natureza se adiantou à tarefa e presenciamos o nascimento de cada vez mais pessoas dotadas de hiperatividade.

Existem estudos que relacionam a hiperatividade com o sucesso online. Se há 10 anos crianças hiperativas eram consideradas problemáticas, rotuladas como portadoras de ‘déficit de atenção’, pois não conseguem focar em apenas uma tarefa ao mesmo tempo, hoje se sabe que elas têm melhor desempenho na internet e na lida com as tecnologias da informação.

Não vejo vantagem em mergulhar na primeira página de um livro e continuar imerso nele até o fim, se podemos ler vários livros ao mesmo tempo, dessa forma o conteúdo de uma leitura acaba interagindo no cérebro com o outra, uma completa a outra. A pessoa dotada de hiperatividade consegue fazer isso com facilidade, devorando e digerindo conteúdo como quem se alimenta com um prato colorido por diversos tipos de alimento diferentes.

Os hiperativos conseguem ler temas e conteúdos diferentes, e até divergentes, ao mesmo tempo, alimentando-se de uma forma virtuosa de toda informação que suas mentes necessitam para estar bem nutridas do saber.

Ler assiduamente, dois, três ou até quatro livros, ao mesmo tempo, inclusive pode ajudar as pessoas a evitar cair na hoje tão comentada ‘ressaca literária’, evitando o desinteresse, a estafa e a própria dificuldade de concentração, ao focarmos a mente em apenas um tema, ou uma tarefa por vez..."

Fonte: 'DESPROGRAME-SE' poemas, frases e pensamentos para libertar a sua mente - por Ronald Sanson'Concentração, é mesmo o ‘X’ da questão?': páginas 111, 112 e 113







Nenhum comentário:

Postar um comentário