Translate

domingo, 1 de abril de 2018

A Páscoa Cristã e a Páscoa Judaica



A Páscoa ou Domingo da Ressurreição é uma celebração cristã comemorada anualmente ao domingo, que celebra a ressurreição de Jesus ocorrida três dias depois da sua crucificação no Calvário, conforme o relato do Novo Testamento - A palavra Páscoa deriva do termo hebraico Pessach, que significa “passagem”, uma referência a libertação do povo hebreu do cativeiro egípcio, narrado no Velho Testamento da Bíblia Sagrada.

Para os judeus, ela representa a travessia pelo mar Vermelho, quando o povo liderado por Moisés passou da escravidão do Egito para a liberdade na Terra Prometida. Para os cristãos, ela tem um sentido mais metafísico. Representa a passagem de Cristo pela morte.

É uma festa móvel, ou seja, a data de comemoração varia dependendo do ano. Porém, por norma, costuma acontecer entre os dias 22 de março e 25 de abril. A data marca o fim da chamada Semana Santa, composta pelo Domingo de Ramos, a Sexta-Feira Santa ou Sexta-Feira da Paixão (que marca a morte de Cristo na cruz), e o Sábado de Aleluia (a vigília dos fiéis a espera pela ressurreição do Messias).

A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo de lua cheia depois do equinócio de primavera (de outono, no hemisfério sul). Já as comemorações da Páscoa judaica têm início na primeira lua cheia do mesmo equinócio. O início do Pessach e a Páscoa cristã podem cair no mesmo dia, mas é raro isso acontecer.

Páscoa Cristã

De acordo com a bíblia cristã, depois de ser crucificado e morrer na cruz, o corpo de Jesus Cristo foi colocado em um sepulcro, onde permaneceu por três dias até a sua ressurreição.

Para os cristãos, a ressurreição de Cristo consiste no verdadeiro significado da Páscoa, pois foi um momento considerado como um “ritual de passagem". Quando tudo isso aconteceu, os judeus estavam comemorando a tradicional Páscoa judaica.

Saiba mais sobre o significado da Páscoa Cristã

Páscoa Judaica

A Páscoa também é celebrada pela religião judaica, durante 8 dias, onde se comemora o êxodo dos israelitas no Egito, da escravidão para a liberdade, e também é um ritual de passagem. Originalmente, a Páscoa judaica é conhecida por Pessach.

A história da primeira Páscoa celebrada pelos judeus pode ser lida no livro de Êxodo, capítulo 12, na Velho Testamento da Bíblia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário