Translate

terça-feira, 26 de setembro de 2017

Liberdade



Há épocas em que a palavra Liberdade anda mais na boca dos homens. Esse é um desses momentos. Fernando Pessoa, nesse texto que recortei aqui, fala sobre ela. Segue aí.

" A liberdade é a possibilidade do isolamento. És livre se podes afastar-te dos homens, sem que te obrigue a procurá-los a necessidade de dinheiro, ou a necessidade gregária, ou o amor, ou a glória, ou a curiosidade, que no silêncio e na solidão não podem ter alimento. 

Se te é impossível viver só, nasceste escravo. (...)

Fecho, cansado, as portas das minhas janelas, excluo o mundo e um momento tenho a liberdade. Amanhã voltarei a ser escravo; porém agora, só, sem necessidade de ninguém, receoso apenas que alguma voz ou presença venha interromper-me, tenho a minha pequena liberdade...

Na cadeira, aonde me recosto, esqueço a vida que me oprime. Não me dói senão ter-me doído." 

Livro do Desassossego, por Bernardo Soares.

Recomendado para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário