Paraná: de bebidas a móveis, o estado é a força que impulsiona a indústria brasileira em 2024
Editorial: Ronald Stresser / Novembro de 2024Foto: Ari Dias/AEN |
O Paraná está mostrando desempenho acima da média no setor industrial, que transformou o estado num dos principais motores propulsores da reindustrialização no país. Está sendo registrada uma franca expansão de diversos setores, desde madeira até automóveis.
A expansão se reflete na economia, que mostra um excelente desempenho, fortalecido pela geração de empregos que que fez o índice de desocupados cair para o menor em uma década. O número de desempregados hoje é de apenas 4,4%, o menor para o terceiro trimestre desde setembro de 2014.
O número de trabalhadores empregados chegou a 6 milhões de pessoas, sendo que 2,74 milhões estão registrados pelo setor privado, com a carteira de trabalho assinada, tendo assim todos os seus direitos trabalhistas garantidos.
De janeiro a setembro a produção de bebidas, madeira, materiais elétricos e móveis registrou um crescimento recorde. Se comparamos com 2023 a expansão do setor de bebidas foi 13%, madeira 12,5%, materiais elétricos 28,5%, e móveis 13,1%. Os números são bastante animadores, e colocam o Paraná no topo do ranking brasileiro de emprego e de aumento na produção industrial.
O setor de bebidas, que conta com gigantes como Heineken e Ambev, é um bom exemplo desse crescimento. Empresas de peso têm investido na região dos Campos Gerais, impulsionadas por incentivos e infraestrutura moderna. São cerca de R$ 5 bilhões em novas fábricas, maltarias e até unidades de embalagens, gerando empregos e fortalecendo a economia local.
No setor moveleiro, o Paraná se tornou um dos maiores polos do país, com mais de 3 mil fábricas gerando quase 40 mil empregos. A força industrial também reflete em qualidade de vida: quem trabalha e vive no Paraná sente o impacto positivo dessa reindustrialização. Em 2024, para muitos, o lema "Paraná é um estado onde se trabalha" tem se traduzido em oportunidades reais.
Nós que amamos e temos orgulho do nosso estado, sabemos que o Paraná é mais que um número nos gráficos; é uma força viva que investe, produz e cresce com seus trabalhadores. E tudo indica que esse impulso é só o começo. O estado, que lidera em setores como papel, celulose, e veículos automotores, demonstra que seu compromisso não é apenas com o crescimento econômico, mas com um desenvolvimento sustentável e inclusivo, onde o emprego e a produção andam de mãos dadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário