quarta-feira, 11 de setembro de 2024

O adeus a Luiz Geraldo Mazza

Morre o jornalista Luiz Geraldo Mazza, aos 93 anos

 
 

O jornalista Luiz Geraldo Mazza, uma das maiores referências do jornalismo paranaense, faleceu na noite desta terça-feira (10), em Curitiba. Mazza estava internado em um hospital da cidade desde julho e deixou um legado inestimável na mídia local e nacional.

Nascido em Paranaguá no dia 10 de fevereiro de 1931, Mazza se mudou para Curitiba em 1939, onde completou sua formação escolar nas instituições Tiradentes, Prieto Martinez e no Ginásio Paranaense. Formou-se em Direito pela UFPR em 1954, na mesma turma que Edilberto Trevisan, Léo de Almeida Neves, Leopoldo Scherner e Túlio Vargas. Contudo, sua verdadeira vocação era o jornalismo.

Sua trajetória profissional começou ao lado de Adherbal G. Stresser, grande figura do jornalismo paranaense, e prosseguiu no Diário do Paraná  que foi sua escola, depois ingressou na redação do jornal Última Hora, onde exerceu diversos cargos, incluindo chefe de reportagem e editor de opinião. Com um estilo objetivo e equilibrado, Mazza também passou pelas redações do Correio de Notícias, Folha de Londrina, Indústria e Comércio e Folha de São Paulo. Sua experiência e dedicação ao jornalismo também se refletiram na direção do telejornalismo da TV Paranaense Canal 12 por uma década.

Além de sua vasta atuação em jornais e revistas regionais, Mazza manteve uma coluna por muitos anos na Folha de Londrina e foi comentarista diário no programa da rádio CBN Curitiba, onde trouxe análises políticas e econômicas com profundidade e experiência. Em 2011, seus 80 anos foram celebrados com uma festa na Sociedade Garibaldi, reunindo amigos, familiares e admiradores.

Em 1998, Mazza foi recebido na Academia Paranaense de Letras, um reconhecimento ao seu vasto e influente trabalho na área. 

Despedida

O velório de Luiz Geraldo Mazza ocorrerá nesta quarta-feira (11), das 9h às 17h, na Capela 03 da Unilutus, localizada na rua Desembargador Benvindo Valente, 358, no bairro São Francisco, em Curitiba. No da de hoje a CBN Curitiba presta suas homenagens a Mazza ao longo da programação. 

O jornalista Ronald Stresser, autor deste blog, que teve o privilégio de conviver com o Mazza, expressa, juntamente com a sua família, os sinceros sentimentos, pedindo a Deus que conforte a todos neste momento de luto. "No jantar anual que realizamos com os companheiros do Diário do Paraná, este ano teremos duas cadeiras vazias, dos amigos Ribas e Mazza", disse Stresser. O candidato à Prefeitura de Curitiba, Roberto Requião, também jornalista e advogado, expressou seus sentimentos e vai tentar encaixar na agenda de hoje a despedida ao companheiro Mazza, para dar um abraço no irmão Mazzinha, que cuidava do jornalista há anos e em todos os amigos e familiares.

Toda imprensa paranaense emitiu nota lamentando profundamente a perda dessa ilustre figura do jornalismo paranaense. Nossa solidariedade a todos que compartilham da dor dessa perda.

Da redação, Sulpost.


Depoimento de Luiz Geraldo Mazza ao projeto Memória Paraná (2016)

 

O jantar anual do Diário do Paraná, que este ano terá vagas as cadeiras do Mazza e do Ribas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou?
Então contribua com qualquer valor
Use a chave PIX ou o QR Code abaixo
(Stresser Mídias Digitais - CNPJ: 49.755.235/0001-82)

Sulpost é um veículo de mídia independente e nossas publicações podem ser reproduzidas desde que citando a fonte com o link do site: https://sulpost.blogspot.com/. Sua contribuição é essencial para a continuidade do nosso trabalho.