Translate

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

A Meditação, segundo Hegel




Georg Wilhelm Friedrich Hegel foi um filósofo alemão. É unanimemente considerado um dos mais importantes e influentes filósofos da história. 

O hegelianismo é uma corrente filosófica fundada por Hegel, um dos primeiros pensadores a se preocupar com a “modernidade” como base dos estudos sociológicos. 

Pode ser sintetizado pela frase do próprio filósofo: "o racional por si só é real", que significa que a realidade é capaz de ser expressa em categorias reais. O objetivo de Hegel era reduzir a realidade a uma unidade sintética dentro de um sistema denominado idealismo transcendental.

Hegel, no início do século XIX, criticou todas as concepções anteriores de filosofia como sendo sem vida, tendenciosas e não históricas. Hegel afirmava que a filosofia está sempre enraizada na História, embora sempre persiga uma concepção de realidade como um todo em evolução, em que cada parte é animada por todas as outras.

Hegel foi um filósofo abstratamente idealista, consciencialista. Para este insigne, a natureza/realidade externa é puramente imaginária, um produto simplesmente da consciência. Os estudos de Hegel sobre a dialética são chamados de "Dialética Hegeliana".

Mediação é um dos mais importantes termos do hegelianismo; nas palavras do próprio Hegel, trata-se de:
"... outra coisa senão a igualdade-consigo-mesmo semovente, ou a reflexão sobre si mesmo, o momento do Eu para-si-essente, a negatividade pura ou reduzida à sua pura abstração, o simples vir-a-ser. O Eu, ou o vir-a-ser em geral - esse mediatizar -, justamente por causa de sua simplicidade, é a imediatez que vem-a-ser, e o imediato"
A meditação é a passagem de uma situação para outra; “um tornar-se Outro; é uma mediação; mesmo que seja apenas passagem a outra proposição”. O que permite esta passagem é a reflexão sobre si mesmo.
____
Fonte: Com informações de Wikipédia e Prefácio à "Fenomenologia do Espírito", G.W.F. Hegel (1807) - Imagem: Obra de arte "Filósofo em meditação", de Rembrandt (1632) - Domínio Público (CC0)

Nenhum comentário:

Postar um comentário