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quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Motor Diesel vs Gasolina: qual poluí mais?




Os gases de escape são definidos por substancias solidas, liquidas ou gasosas que se combinam com o meio ambiente, alterando a composição natural do ar.

Os poluentes são substâncias libertadas pelo homem que prejudicam o meio ambiente de uma ou de outra forma. Podem classificar-se de acordo com vários critérios, por exemplos:


  • Altamente tóxicos: Substâncias que causam danos directos ao Homem animais ou plantas;
  • Tóxicos: Substâncias que causam danos quando em certas concentrações;
  • Perigosos: Substancias que são perigosas em apenas certas condições e concentrações;
  • Cancerígenos: Substâncias que causam cancro aquando contactos permanentes.


A maior parte das emissões ocorre durante a combustão do combustível e escapam-se para a atmosfera pelo sistema de escape. No entanto podem ocorrer emissões gasosas provenientes do cárter, devido à passagem de parte dos gases de combustão da câmara de combustão para o cárter e à evaporação dos lubrificantes.

Alguma quantidade de combustível evapora-se do depósito de combustível, dependendo da temperatura exterior.

EMISSÕES DE POLUENTES

Os poluentes incluem basicamente as seguintes substâncias:


  • Monóxido de carbono (CO): É uma toxina que ao ser inspirada, conduz à asfixia por falta de oxigenação das célula, tanto do Homem como nos animais mesmo em pequenas concentrações;
  • Óxidos de Azoto (NO, NO2): São toxinas perigosas quando inspiradas. Contribuem para as chuvas ácidas e juntamente com os hidrocarbonetos ao origem a produtos agressivos como por exemplo, Ozono (O3). Esta substância produz uma camada protectora contra os perigosos raios solares na atmosfera superior, mas no nosso meio ambiente imediato, actua como uma toxina das células.
  • Dióxido de Enxofre (SO2): É uma toxina perigosa quando inspirada. A sua proporção depende do petróleo em bruto utilizado na refinação para produzir o combustível.


Existem outros tipos de poluentes menos prejudiciais para a saúde que não iremos abordar.

MAIS EMISSÕES NOS MOTORES A GASOLINA OU NOS MOTORES A DIESEL?

Esta foi a principal razão de eu ter feito este artigo. A resposta é fácil, explicar-la é que se pode tornar mais complicado quando é assunto de discussão.

A gasolina utilizada nos motores é constituída quase exclusivamente por hidrocarbonetos. Devido aos diferentes graus de petróleo em bruto utilizado e dos aditivos sintéticos, contém também enxofre, chumbo ou outros compostos em pequenas percentagens. A gasolina é também muito volátil e evapora-se a temperaturas ambientes, como já tínhamos falado. O consumo de combustível nos carros a gasolina também é maior, logo irá original mais poluição.

Nos carros a diesel necessitam de mais ar para o seu funcionamento, do que os motores a gasolina. Este facto limita o valor da pressão efectiva mas por outro lado diminui a emissão de poluentes. Estes poluentes correspondem apenas - em média - a 5% dos ofensivos. Os restantes 95% são praticamente constituídos por dióxido de carbono, vapor de água, azoto e sulfatos. Para alem disso, hoje em dia os automóveis a diesel possuem sistemas de analise e tratamento de gases muito avançado que reduz em grande escala as emissões.

CONCLUSÃO

Sem margens para dúvidas que os carros a diesel são menos poluentes que os carros a gasolina. Cada vez mais se procuram soluções para combater as enormes emissões de gases que os carros provocam. Como os carros a diesel são mais procurados pelos condutores, a tecnologia aliada à necessidade de fazer carros amigos do ambiente torna os motores a diesel nisso mesmo.

Fonte: Quatro Tempos | Crédito/Imagem: Conserva tu Coche


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