Translate

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Quarta-feira de Cinzas




A bênção e imposição das cinzas constituem uma prática penitencial muito antiga que remonta aos rituais de expiação executados pelos romanos e a práticas referidas no Antigo Testamento.

Através da cerimónia simbólica da imposição das cinzas, feitas a partir dos ramos de oliveira benzidos no Domingo de Ramos do ano anterior, a Igreja quer que reconheçamos a nossa condição de pecadores e que aceitemos humildemente a morte temporal como consequência do pecado. 

Os fiéis comprometem-se, na Eucaristia de Quarta-feira de Cinzas, a combater o pecado durante a Quaresma, através do jejum, da oração e da esmola. Inicia-se o processo de conversão e de preparação para a Páscoa do Senhor. 

"O gesto das cinzas lembra-nos a nossa condição original: fomos tirados da terra, somos feitos de pó".  ~Papa Francisco

Reflexão para o dia:

Podemos estar a levar os outros a não dar esmola. O leitor já viu que no cestinho do peditório da missa, normalmente, só há moedas? As pessoas só poderão dar uma moeda e, muitas vezes, pequena? Porque será? Porque todos fazem assim? Lá está, é o valor do exemplo. Como eu faço assim, o meu irmão também faz assim. Não diga «porque todos fazem assim, eu também faço». A responsabilidade não é do outro. É do leitor.

Veja também: Oração da Quarta-feira de Cinzas ✝ Para o início da Quaresma

Nenhum comentário:

Postar um comentário