Translate

sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

A grande verdade da agropecuária global




A cientista, autora e ativista Vandana Shiva
Herbicidas - Pesticidas - Suicidas: A grande verdade da agropecuária global. Os comerciantes de sementes prosperam e os agricultores enfraquecem - Vandana Shiva disse a verdade... 

Os negócios agropecuários estão forçando agricultores do mundo inteiro a dedicarem-se à monocultura, muitas vezes usando safras híbridas, cujas sementes têm que ser compradas a cada ano. 

A monocultura destrói a biodiversidade e, enquanto aumenta o volume de determinada safra, no todo acaba diminuindo a produção de alimentos. Além disso, torna os agricultores dependentes de um processo de distribuição que força continuamente os preços dos produtos agrícolas para baixo, transferindo o lucro para os comerciantes de sementes, herbicidas e pesticidas. Os pesticidas, por sua vez, matam os insetos que polinizam as plantas nativas, aumentando ainda mais a relação de dependência que liga o agricultor à máquina global. 

Como se não bastasse, temos ainda a nova onda de "melhorias" tecnológicas, as safras geneticamente modificadas que, supostamente, deverão livrar o mundo da fome. Além da ameaça que essas safras representam para os ecossistemas e para a vida selvagem que os habita, elas já vêm patenteadas. No início, o lucro será elevado, mas o comerciante de sementes vai reter um direito permanente sobre as mesmas. 

As safras geneticamente modificadas vão seguir o padrão estabelecido pela agroindústria em toda a parte: rápida transferência da margem de lucro do agricultor para o fabricante das sementes e dos produtos químicos, expulsando gradativamente as pessoas da terra em que vivem. 

Vandana Shiva mostrou gráficos expressivos dos danos sociais e ecológicos causados pela indústria alimentícia global na Índia. No entanto, os mecanismos que ela identificou - tratados que permitem o dumping de excedentes, regulamentos de higiene que impõem a necessidade de processamento industrial dos alimentos, os quase monopólios e leis sobre patentes, os constantes e nefastos experimentos com sementes e produtos químicos - estão causando aos agricultores em outras partes do mundo os mesmos prejuízos como a seus colegas asiáticos e africanos. 

O bem mais importante de um país é sua agricultura. Nenhum acordo deveria ser assinado, por maior que sejam os benefícios pretendidos, quando o preço é a perda da agricultura nativa, sustentável e biodiversificada.
_____
Roger Scrutton
Fonte: Extraído de artigo publicado no Financial Times e na revista Resurgence, nº 203

Veja também o Pesticide Action Network, PAN no site http://www.pan-international.org/ (inglês, francês e espanhol)


Nenhum comentário:

Postar um comentário