Translate

sábado, 25 de março de 2017

Poesia: HOMEM (Dario Persiano de Castro Veloso)

Dario Veloso
Argonauta da luz que nasceste nas trevas, 
Por térmita perdido em malocas bizarras, 
Dormiste com leões de sinistras bocarras 
E, símio, atravessaste as solidões grandevas. 

Preso aos totens e atado à inspiração dos devas, 
Vivias de arco e flecha ao clangor de fanfarras. 

Ai! a herança da guerra a que ainda te agarras, 
Os impulsos do abismo e as cóleras longevas! 

Hoje, razão que brilha e amor que desabrocha, 
Prometeu a chorar no coração da rocha, 
Circulado de sóis e entre as sombras imerso! 

Homem! 

Anjo nascente e animal inextinto, 
Serás, após vencer as injúrias do instinto, 
A obra prima de Deus no esplendor do Universo! 

. in: XAVIER, F.C. Antologia dos Imortais. 1963.



Fonte: http://paulodafigaro.blogspot.com.br/2014/12/dario-vellozo-e-seu-templo-das-musas.html

quinta-feira, 23 de março de 2017

segunda-feira, 6 de março de 2017

O que é a lúnula, a parte esbranquiçada das unhas

Algumas vez você já se perguntou o que são esses semicírculos esbranquiçados presentes nas bases de todas as suas unhas? 


Para entendermos melhor, primeiro precisamos saber como as unhas são formadas. Elas são essencialmente compostas de queratina, e possuem a função de proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés, além de ajudar no manuseio de certos itens. 

Nossas unhas são formadas por epitélios básicos: matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e o hiponíquio. 

A matriz ungueal, ou raiz da unha, é onde tudo começa, é onde ocorre a proliferação das células, onde a unha começará a se formar. Depois da formação destas células, forma-se o prato ungueal, estrutura que cobre o leito ungueal, a região por baixo da unha. Depois há a região conhecida como meia lua da unha, uma mancha branca como um semicírculo, chamado lúnula. 

As principais partes das unhas são a lúnula e a matriz ungueal, pois é ali que estão localizadas as células germinativas responsáveis pela formação de toda a unha, isto é, qualquer lesão ou alteração nesses locais pode afetar todo o processo de crescimento e desenvolvimento da unha. 

Portanto, se suas unhas estão com uma aparência estranha e diferente, vale a pena consultar um médico, pois pode indicar alguma doença mais grave. Embora seja mais visível nos dedões, a lúnula está presente em todos os dedos. Um fato interessante é que a o formato da lúnula também define o formato geral da unha, isto é, uma lúnula mais arredondada formará uma unha naturalmente mais arredondada. 

Outro fato interessante, mas não menos importante, é que muitas mulheres têm o costume de, na manicure, remover o hiponíquio, popularmente conhecido como “cutícula”. Acontece que ela é uma parte fundamental para a proteção contra microrganismos que eventualmente podem se instalar na lúnula, causando uma série de doenças.