Translate

sábado, 25 de fevereiro de 2017

O Primeiro Bloco de Carnaval

O Cortejo de Dionísio


"Dioniso andava em compania de um cortejo, chamado de tíaso. Por onde andava sempre a ensinar o preparo do vinho, junto com ele estava seu preceptor Sileno, filho de um sátiro com uma humana, Sileno era representado como um fauno alto, maior que os demais, mais velho, constantemente embriagado, tido como grande sábio. 

Dioniso era cultuado majoritariamente por mulheres por ser de certa forma um deus dos oprimidos, marginalizado, quando passava sua caravana as mulheres saiam de casa abandonavam sua família, seus afazeres domésticos, iam para as montanhas celebrar o deus Rumor, as mênades ou bacantes dançavam em frenesi, uma dança hipinotizante, elas jogam a cabeça para trás e se entregam à experiência divina. 

Sempre com ele um bando de sátiros (meio homens, meio bode) barulhentos, com seus instrumentos. Em algumas representações estão presentes centauros, Eros (o cupido, deus do amor) e Pã (fauno, deus da floresta). 

Dioniso percorria o mundo impondo sua divindade, dando aos homens seu presente. Animais selvagens puxam o carro de Baco, quando adentrava a hera brotava, cachos de uva floreciam, ele batia o seu tirso no chão e brotavam fontes de vinho, leite e mel."

Leia também: A verdadeira origem do carnaval - O Carnaval Pagão



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Stonehenge na Amazônia

Centenas de construções ancestrais, semelhantes a Stonehenge são encontradas na Amazônia (link em inglês)

sábado, 4 de fevereiro de 2017