Translate

terça-feira, 10 de outubro de 2017

Rota da Luz, opção mais segura de peregrinação à Aparecida



Rota da Luz é nova opção para peregrinação segura, a pé, a Aparecida 

A Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo implantou em 2016 uma nova rota turística, denominada Rota da Luz, que deve servir de opção à Via Dutra, uma das rodovias mais movimentadas do País. 

Com 194 km de extensão, a Rota da Luz SP passa por nove municípios paulistas, começando em Mogi das Cruzes, na Grande São Paulo e terminando em Aparecida.

O novo roteiro integra o Programa Caminha São Paulo, da Secretaria de Turismo do Estado, que já conta com outras opções para quem deseja fazer turismo religioso, como a Rota Bandeirante, a Rota Franciscana e a Rota Passos dos Jesuítas.

O percurso tem início na Estação Estudantes, em Mogi das Cruzes, na região da Grande São Paulo, e passa por outras oito cidades, correndo paralelamente à Via Dutra: Guararema, Santa Branca, Paraibuna, Redenção da Serra, Taubaté, Pindamonhangaba, Roseira e Aparecida.

Depois de 27,2 quilômetros cruzando Mogi das Cruzes, os romeiros percorrem 19,9 quilômetros em Guararema em direção à Santa Branca, de onde continuam num trecho de mais 30,9 km. até Paraibuna.

Dessa cidade, são mais 30,8 km., até chegar a Redenção da Serra, que fica a 33,5 km. da cidade seguinte, Taubaté. De lá, o percurso segue em direção a Pindamonhangaba, continuando por mais 23,1 km. até chegar a Roseira, de onde parte o trecho final de 26 km, até Aparecida.

Segundo a Secretaria de Turismo de São Paulo, “o governador recebeu esta demanda dos romeiros que caminhavam às margens das rodovias e precisavam de uma opção mais segura” e aprovou a criação da Rota da Luz.

Mais segurança

A nova rota é formada por estradas secundárias que oferecem aos romeiros uma alterativa de percurso mais segura para chegar a Aparecida, possibilitando além da contemplação e reflexão, o conhecimento das paisagens, da história e das riquezas naturais das cidades do percurso.


Segundo o Prefeito de Mogi das Cruzes, Marco Bertaiolli, a Rota da Luz trará desenvolvimento do turismo para as cidades que serão cortadas por ela. “O turismo será desenvolvido e haverá a oportunidade de renda para quem mora nas estradas rurais, casas poderão ser transformadas em pousadas. Além do aspecto religioso, também há este ganho para as cidades”, disse.

Sinalização, site e aplicativo

Todo o percurso será sinalizado com placas indicativas e os caminhantes receberão um “passaporte” e poderão registrar a sua passagem pelos municípios com a utilização de QR Code (código quadrado em 2D que pode ser escaneado pela câmera fotográfica do celular), instalados em estabelecimentos comerciais e locais públicos indicados no site www.rotadaluzsp.com.br.

A exemplo das demais rotas no Estado de São Paulo, desde o seu lançamento a Rota da Luz já oferece aos interessados um site completo com mapa interativo que pode ser imprimido, descrição das cidades do roteiro, dicas para a caminhada e muito mais.

Certificados

Quem desejar poderá receber dois certificados após fazer a caminhada: um emitido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e outro emitido pela Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

O certificado emitido pela Secretaria exige o cadastramento no site da Rota da Luz, que gera um nome de usuário e senha únicos. Com eles, é possível  fazer o dowload do aplicativo da Rota (disponível gratuitamente na Apple Store ou no Google Play) e registrar sua passagem em cada município com o uso do QR Code instalado em estabelecimentos comerciais e locais públicos ao longo do caminho.  Ao completar 70% do percurso, o site liberará o seu certificado para impressão.

Já para obter o certificado de Peregrino Mariano, é preciso apresentar o Guia da Rota da Fé (impresso a partir do site) na Basílica de Nossa Senhora Aparecida com o registro de carimbos de, no mínimo, três municípios diferentes. Cada município possui um modelo de carimbo e eles podem ser obtidos em estabelecimentos e locais públicos ao longo do percurso.

O Guia com os espaços carimbados deverá ser apresentado na Secretaria da Basílica, de segunda a sexta-feira, das 7 às 17h30, aos sábados, das 6 às 17 horas ou aos domingos e feriados, das 7 às 16 horas.


Recomendado para você

Nenhum comentário:

Postar um comentário