Translate

terça-feira, 17 de outubro de 2017

Dia Mundial da Erradicação da Pobreza




O dia 17 de Outubro é, desde 2000, dedicado pelas Nações Unidas a promover a consciencialização sobre a necessidade de erradicar a pobreza e a miséria em todo o mundo.


No dia 17 de outubro de 1987, Joseph Wresinski convidou cem mil pessoas vindas de todos os horizontes para que se reunissem para celebrar o primeiro Dia Mundial para a Erradicação da Miséria na Praça dos Direitos Humanos e da Liberdade, no lugar onde fora assinada em 1948 a Declaração Universal dos Direitos Humanos, em Paris.

O apelo gravado na Laje comemorativa inaugurada nesse dia sublinha a situação dramática em que se encontram aquelas e aqueles que vivem numa extrema pobreza e que sofrem com a fome e com a violência. Ele proclama que a extrema pobreza é uma violação dos direitos humanos e afirma que é necessário que todos se unam para que esses direitos sejam respeitados.

As pessoas que vivem na extrema pobreza agem para defender os direitos humanos. O Dia Mundial reconhece o seu empenho quotidiano para, conjuntamente com outras pessoas, fazerem respeitar a dignidade de cada um. Ao criar novas oportunidades de encontro (e de um encontro durável), o Dia Mundial revela a possibilidade de uma mudança e suscita novas responsabilidades a fim de erradicar a miséria.


Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 17 de outubro como sendo o “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”[1]. Desde então, numerosos países, autarquias e municípios, membros da sociedade civil e do setor privado têm reconhecido a importância desse Dia, a tal ponto que atualmente o 17 de outubro é considerado como um ponto de encontro essencial para um número sempre crescente de cidadãos de todas as origens e de organizações de todo o tipo que se mobilizam para a erradicação da grande pobreza.

Em 2006, a Assembleia Geral das Nações Unidas recebeu o relatório do Secretário Geral das Nações Unidas sobre o Impacto da Celebração do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza [2]. Esse relatório reconhece a importância da participação efetiva das pessoas vivendo numa grande pobreza, nomeadamente no que diz respeito à eleboração de políticas ou de projetos contra a extrema pobreza, sua realização e sua avaliação. Ele identifica os meios necessários para promover a mobilização de todos na luta contra a extrema pobreza. Sublinha especialmente a necessidade de uma abordagem fundamentada nos direitos humanos.

Efetivamente, o Dia Mundial coloca os direitos humanos no centro do combate contra a miséria, afirmando assim a necessidade do seu reconhecimento, proteção e respeito da sua indivisibilidade.

Perante o reconhecimento crescente desse Dia Mundial, surgem a necessidade e a responsabilidade de uma atenção máxima para que a sua mensagem e o seu sentido profundos sejam respeitados e preservados, de acordo com os pontos de referência apresentados na Carta seguinte: 
[1] Resolução das Nações Unidas 47/146
[2] Relatório do Secretário Geral das Nações Unidas sobre o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza A/61/308

Recomendado para você

Um comentário:

  1. O Papa disse ontem, em discurso na sede da FAO, em Roma, que a pobreza não é uma doença incurável. No Angelus de domingo, no Vaticano, Francisco afirmou que a miséria não é uma fatalidade, "tem causas que devem ser reconhecidas e removidas para honrar a dignidade de tantos irmãos e irmãs, a exemplo dos Santos”.

    https://goo.gl/zqm6sT

    ResponderExcluir