Translate

terça-feira, 19 de setembro de 2017

Intolerância Religiosa e Fé no Brasil







Comentário: Diz Muhyiddin Ibn Arabī 1165-1240 em seu excelente livro "El Núcleo del Núcleo" a propósito de uma frase do Alcorão: "'Para onde quer que te movas, há uma face de Deus'. Quer dizer, para qualquer lado que vires teu rosto, poderás encontrar um caminho que conduz à Deus". 

Em uma visão inteiramente diversa da excludente e preconceituosa a que estamos acostumados acerca da "idolatria", ele fala na regra que Deus em cada momento está em uma configuração diferente, e que há estados e graus, como diferentes aromas, diferentes belezas e estados diversos nos que buscam o amor. 

Assim, ensina que "estas qualidades tomam diferentes atitudes aos olhos do Amor, mas o amante não repudia nenhuma delas. Se é assim, Como o gnóstico se permitirá estar sujeito a uma ou outra forma?" 

Continua ele, dizendo: "Se adorne com a qualidade que seja, vista-Se com a vestimenta que quiser, o Amado do qual o amante está enamorado nunca será confundido nem dependerá de uma só face. Ainda que Ele mesmo veja a beleza desde todas as faces, perdoa aos que estão ligados a uma só de Suas facetas. Seu círculo é amplo. Diz que os que se ataram a um aspecto ou outro também têm sua incumbência e os aceita como algo necessário para um dos Nomes Divinos"


Nenhum comentário:

Postar um comentário