Translate

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Lubomir Antonio Ficinski Dunin, o Lubo

Faleceu hoje, em Curitiba, aos 87 anos, o arquiteto Lubomir Antonio Ficinski Dunin, carinhosamente chamado por amigos e familiares de Lubo. Formado pela 1ª turma de arquitetura da Universidade Federal do Paraná. Seu primeiro projeto foi uma casa, estilo chalé, de frente para o mar, em Balneário Camboriú, quando a Av. Atlântica ainda nem pavimentada era.

Ainda nos anos 60 Ficinski projetou e executou as obras dos estúdios da pioneira TV Paraná Canal 6, de Curitiba, (aonde hoje é o Canal da Música) e TV Coroados, canal 3 de Londrina, 1ª emissora de TV do interior do Brasil.

Foi membro da equipe fundadora do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba em 1965 ao lado de Jorge Wilheim, Jaime Lerner, Luis Garcez, Fanchete Rischibieter, Dúlcia Auríquio, Nicolau Kluppel.

Lubomir foi o idealizador do Paranacidade, programa criado por ele para dar apoio ao desenvolvimento dos municípios paranaenses, durante o governo Jaime Lerner (1995-2003), no qual ele foi titular da pasta de Secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano.  

Arquiteto do prédio da Telepar (hoje Brasil Telecom, no Alto São Francisco), foi consultor do Banco Mundial, ajudou a criar o Parque Barigui e como um dos idealizadores do transporte urbano na cidade criou as canaletas de ônibus expressos. Foi diretor de Transportes da URBS na Prefeitura de Curitiba, gestão Luciano Ducci. 

Ex-presidente do Ippuc, aos 86 anos Lubomir continua na ativa e foi convidado pelo prefeito eleito Rafael Greca para integrar sua equipe como conselheiro na área de planejamento urbano. A Prefeitura Municipal de Curitiba decretou luto oficial de 3 dias pela passagem de Ficinski. 

Lubomir em Russo quer dizer: Lubo (Lua), Mir (Paz), Lua da Paz, pois que nosso bom amigo, o Grande Paranaense Lubomir Ficinski, descanse em paz. 

Lubomir Antonio Ficinski Dunin, Curitiba, *08/10/1929 / +29/06/2017 (RIP)








Nenhum comentário:

Postar um comentário