Translate

segunda-feira, 6 de março de 2017

O que é a lúnula, a parte esbranquiçada das unhas

Algumas vez você já se perguntou o que são esses semicírculos esbranquiçados presentes nas bases de todas as suas unhas? 


Para entendermos melhor, primeiro precisamos saber como as unhas são formadas. Elas são essencialmente compostas de queratina, e possuem a função de proteger as extremidades dos dedos das mãos e dos pés, além de ajudar no manuseio de certos itens. 

Nossas unhas são formadas por epitélios básicos: matriz ungueal, leito ungueal, prega ungueal proximal e o hiponíquio. 

A matriz ungueal, ou raiz da unha, é onde tudo começa, é onde ocorre a proliferação das células, onde a unha começará a se formar. Depois da formação destas células, forma-se o prato ungueal, estrutura que cobre o leito ungueal, a região por baixo da unha. Depois há a região conhecida como meia lua da unha, uma mancha branca como um semicírculo, chamado lúnula. 

As principais partes das unhas são a lúnula e a matriz ungueal, pois é ali que estão localizadas as células germinativas responsáveis pela formação de toda a unha, isto é, qualquer lesão ou alteração nesses locais pode afetar todo o processo de crescimento e desenvolvimento da unha. 

Portanto, se suas unhas estão com uma aparência estranha e diferente, vale a pena consultar um médico, pois pode indicar alguma doença mais grave. Embora seja mais visível nos dedões, a lúnula está presente em todos os dedos. Um fato interessante é que a o formato da lúnula também define o formato geral da unha, isto é, uma lúnula mais arredondada formará uma unha naturalmente mais arredondada. 

Outro fato interessante, mas não menos importante, é que muitas mulheres têm o costume de, na manicure, remover o hiponíquio, popularmente conhecido como “cutícula”. Acontece que ela é uma parte fundamental para a proteção contra microrganismos que eventualmente podem se instalar na lúnula, causando uma série de doenças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário